Seguindo os recentes tutoriais, de como instalar o LAMP no Ubuntu 16.04, e como instalar o phpmyadmin, hoje vou explicar como instalar o Webmin no nosso servidor. O objectivo, passa por criar um servidor web, completo o suficiente e fácil de gerir.
O que é o Webmin?
A melhor forma de gerir um servidor, pelo menos a mais rápida na minha opinião, é ter um ambiente gráfico. Quando refiro ambiente grávido, não falo do sistema operativo, mas sim de um plataforma, que nos facilite a gestão de utilizadores, FTP’s, domínios, entre outras coisas.
O Webmin tem essa função. É um gestor de servidor, que corre em sistemas Unix. A programação deste sistema, tem como base a linguagem Perl. Tem como objectivo, ser uma ferramenta leve, funcional e totalmente modular.
Este sistema centraliza toda a configuração e monitorização do servidor, com a ajudar de uma interface amigável e fácil de utilizar.
Como instalar
O primeiro passa para iniciar a instalação, e sendo que estamos a usar o Ubuntu Server sem ambiente gráfico, vamos adicionar o Webmin ao repositório:
echo "deb http://download.webmin.com/download/repository sarge contrib" | sudo tee -a /etc/apt/sources.list
echo "deb http://webmin.mirror.somersettechsolutions.co.uk/repository sarge contrib" | sudo tee -a /etc/apt/sources.list
Agora instalamos a chave GPG do repositório:
wget -q http://www.webmin.com/jcameron-key.asc -O- | sudo apt-key add -
Agora actualizamos o APT:
sudo apt-get update
Neste passo, vamos instalar o webmin:
sudo apt-get install webmin
Como aceder
Após a instalação estar concluída, podemos aceder facilmente. Basta abrir o browser e colocar o seguinte endereço: http://ip-do-servidor:10000.
Se estiver a usar o Webmin no mesmo computador, basta usar http://localhost:10000.
Conclusão
O Webmin é um óptima ferramenta open-source para o seu servidor. Leve, rápido e fácil de entender e trabalhar, é a uma boa aposta para um servidor caseiro, ou até mesmo para iniciar um servidor mais profissional.