O primeiro passo para começar a trabalhar com PHP, certamente será ter o mesmo instalado e pronto a utilizar. Não é um processo complicado. Porem este tem vários passos que têm de ser cumpridos.
Download da versão
O primeiro passo será sempre fazermos download da versão que pretendemos. Acedendo a página de download do site oficial do PHP, vamos ter acesso a várias versões.
Neste exemplo, vamos fazer download da versão 7.4 do PHP.
Devemos ter atenção a arquitetura do computador em que estamos a trabalhar. Se trabalhar numa versão x64, é esse o zip que deve descarregar. Caso contrário, será o x86.
Outro detalhe importante é escolher entre as versões Thread Safe (TS) ou Non Thread Safe (NTS). Isto é uma questão interna do PHP.
Para desenvolvimento escolhe a Non Thread Safe(NTS).
Instalação
Tendo o ficheiro zip na nossa máquina, devemos abrir o disco C: (de preferência), e criar uma pasta “php” na raiz (c:\php). Assim que criada, devemos colocar o conteúdo do zip dentro da pasta.
Agora devemos adicionar a pasta PHP que criamos às variáveis de ambiente do Windows. Para isso basta procurar na pesquisa por “variáveis de ambiente” ou abra o Painel de Controle, Sistema, selecione a guia Avançado, depois clique em Variáveis de ambiente no rodapé da janela.
Na seção Variáveis do sistema, selecione Path, e em seguida em Editar. Irá abrir uma lista de caminhos do Windows. Para adicionar, basta clicar em Novo. Vai surgir uma nova entrada no final da lista. Basta adicionar o caminho criado anteriormente, “c:\php” e clicar enter.
Desta forma o PHP fica instalado na máquina e pronto a utilizar. Para validar se o PHP está corretamente instalado, basta abrir a linha de comando e colocar o seguinte comando “php -v” e será apresentada a versão atual em utilização.
Acompanha as nossas Series
No nosso temos vários temas relacionados com PHP. Podes acompanhar a serie de PHP no blog, como vários temas de interesse para quem trabalha ou quer começar a trabalhar com PHP
Temos também a serie de Laravel, onde vamos desde o conceito até a contração de um projeto.
Podes também acompanhar as nossas redes sociais no Facebook e Instagram.