Vivemos um dos piores periodos da nossa historia recente. Tudo tem mudado no último ano graças à Covid-19. A pandemia fez-nos mudar muitos dos nosso hábitos sociais e de trabalho.
Temos falado muito aqui no blog sobre trabalho remoto, ou teletrabalho como preferirem chamar. O especial foco nos artigos, é sempre como melhorar a performance estando a trabalhar em casa. Estabelecer rotinas é importante, tal como separar o mundo do lazer e familiar, do trabalho.
Outro aspeto importante a ter em conta, é a segurança. Manter a segurança dos nossos dados, pessoais e profissionais é de extrema importância.
A Kentik (uma operadora de rede em São Francisco, nos Estados Unidos) registou um aumento de cerca de 200% no tráfego de vídeo durante o horário comercial na América do Norte e Ásia. Isto foi registado ainda antes da quarentena obrigatória na California. O que nos leva a uma maior noção da quantidade de pessoas que trabalham a partir de casa.
Vamos então falar sobre algumas coisas a ter em conta na hora de começar a trabalhar em casa:
Manter a rede segura
Também já falamos aqui no blog sobre as VPN, mais especificamente a NordVPN, pois desta forma existe uma maior segurança relativamente a dados na rede. Caso a tua empresa use uma VPN própria, é também aconselhável que a utilizes durante o teu período de trabalho.
Outro ponto importante é manter a partilha de ficheiros empresariais restrita o máximo possível. Outro ponto a ter em conta, é também não copiar estes ficheiros para pen’s ou discos externos.
Manter um backup recente dos ficheiros e dados é de vital importância em caso de ser “hackeado”.
Vale também lembrar a importância de ter uma, ou várias passwords bastante robustas, de forma a dificultar as tentativas de acesso às suas contas. Manter as senhas escritas em papel, ou noutro tipo de local é também bastante preocupante. Especialmente se foram visíveis durante videochamadas.
Videochamadas
Durante as conferências entre colegas, e outros elementos, é importante ter em atenção todo o local em volta. Prefira sempre ter a videochamada num local simples. Tem sempre em atenção se não estás a partilhar por video alguma informação seja ela profissional ou pessoal.
Existem várias funcionalidades que permitem colocar o fundo da chamada opaco, ou com imagens. Sempre que possível é desejável que se utilize este tipo de funcionalidades. Caso esta não seja possível, e o local onde te encontras a fazer a chamada não for propicio a ter a camara ligada, a melhor opção será não a utilizar.
O mesmo acontece com o microfone. Conversas de fundo, especialmente quando mais do que um elemento da família trabalha em casa, pode ser uma brecha na segurança. Sempre que não precisas de falar, é boa politica desligar o microfone.
E-mails
Os e-mails são uma das melhores formas para apanhar os mais distraídos. São vários os casos de hackers que conseguem acessos através de e-mails maliciosos. Desde clicar em links ou descarregar e executar ficheiros desconhecidos.
Mantêm-te atento aos emails não solicitados ou de fontes que não reconheces.
Antivírus
Talvez a mais conhecida. De qualquer forma é muito importante ter um bom antivirus. Manter o mesmo atualizado, é uma barreira de segurança para possíveis ataques, ou ficheiros maliciosos.
Autenticação em dois fatores (2FA)
É cada vez mais recorrente muitos sites nos permitirem uma autenticação em dois fatores. De forma muito resumida, este tipo de autenticação pode ser feita de várias maneiras. A mais comum deverá ser a de introduzir o email e password, ou outra variante, e colocar um determinado codigo gerado por uma aplicação, como o Google Authenticator. Outro método é receber um email ou sms com um código.
Sempre que existir esta possibilidade, apesar de um pouco mais demorada, é bastante mais segura. Desta forma ainda que alguém tenha o seu email e password, o segundo fator irá sempre ao teu encontro.
Conclusão
Espero que com estas dicas possas melhorar a tua segurança enquanto trabalhas em casa. Estas dicas podem muito bem ser utilizadas num contexto de escritório. Aliás devem mesmo ser utilizadas em todos os contextos.