Durante toda a minha carreira como programador, tenho encontrado esta discussão por onde passei. Muitos programadores criticam as empresas por usar Windows, outros por usarem macOs e mesmo pela falta da utilização de Linux.
Vou focar aqui, especialmente a minha experiência em conjunto com alguns pontos positivos e negativos da utilização de dois sistemas operativos: Windows e Linux.
Apesar do macOs ser base Unix, não vou considerar por não ter muita experiência com o mesmo.
Linux é gratuito!
Isto não torna exatamente um sistema melhor que o outro, mas pode ter um peso importante na tomada de decisão.
Uma empresa que necessite de instalar vários sistemas para os seus colaboradores, o Linux pode ser um sistema a ponderar. Atualmente o sistema Linux já tem diversas aplicações suportadas, que antes nos forçavam a utilizar Windows.
Outra possível vantagem, é o Linux ser Open-Source. Desta forma existe toda uma comunidade que pode corrigir e implementar features. Todo este novo código é validado posteriormente, não sendo incluído e distribuído sem qualquer processo de validação.
Menos problemas com bloqueios
Algo que é bastante recorrente, é o Windows ter os seus momentos de desvaneio. Bloquear o sistema e termos de forçar o reinício, ou mesmo atualizações sem autorização.
Estes são apenas alguns pontos relevantes na minha opinião. O fato de muitas vezes não ter opção de atualizar o sistema ou não, ou o que atualizar, tira-me a liberdade de poder escolher e em alguns casos a própria produtividade.
Quem nunca ficou eternamente a espera que o Windows volte a iniciar depois de uma atualização quase forçada?
Com o Linux isto não acontece. O sistema normalmente alerta quando existe uma atualização, e a mesmo só é efetuada quando o utilizador solicita a mesma. Com o Windows também existe essa solicitação, mas acontece de o sistema ser atualizado sem ser a pedido do utilizador.
Fluidez e produtividade
Quando trabalho com Linux, algo que noto com frequência, é a maior fluidez com que se trabalha. Usando o Docker por exemplo, tenho muitos mais problemas de performance usando o Windows do que usando o Linux.
Isto reflete-se num aumento da produtividade ao final do dia.
Outra vantagem importante, é que todos os programas que utilizo no Windows, consigo ter acesso no Linux. Isto facilita bastante, pois facilmente posso transportar toda a configuração de um sistema para o outro, pois os programas e aplicações são o mesmo, e gratuitos!
Isto facilita e muito a vida, em caso de necessidade de alteração do sistema.
Conclusão
Apesar de muitas vantagens que o Linux tem sobre o Windows, ainda existem muitos programas e aplicações que continuam reféns do sistema da Microsoft.
Os jogos é outro ponto que tem melhorado muito no Linux, através da Steam especialmente, mas ainda continuamos dependentes de um programa ou serviço para isso.
Saindo do contexto da programação e desenvolvimento, e falando mais do design, chegamos a conclusão que o sistema Linux não é apropriado. Muitas das ferramentas usadas por designers não têm suporte para este sistema. Nestes casos e como uma nota apenas, o macOS é um dos preferidos, por ser mais estável e poderoso.
Finalizando para os programadores, numa opinião muito própria, o Linux é certamente o sistema mais produtivo e estável para se trabalhar com desenvolvimento.