No passado aqui no blog, falei sobre o plano do governo em trazer a tarifa social da internet para a luz do dia. Ao que parece, já existe valores e mais algumas informações.
Quero falar um pouco sobre isto, sendo um assunto importante, porque vai ajudar na inclusão de várias pessoas que hoje ainda não têm acesso a internet.
O que é a tarifa social de internet?
Este projeto que já se encontra em Diário da República tem o objetivo de dar a famílias mais desfavorecidas, em conjunto com as provedoras deste serviço, a possibilidade destas conseguirem um serviço com certas caraterísticas mínimas.
Este pacote terá um preço de 6,15 € por mês, para quem for elegível a este projeto. Este valor pode ser alterado, consoante outros serviços contratados, como por exemplo a instalação.
A tarifa social incluí TV e telefone?
O objetivo da tarifa social de internet, é permitir que as famílias mais carenciadas tenham acesso a internet, como email, motores de pesquisa, programas educativos, noticias, procura de emprego, serviços públicos e de banca, mensagens instantâneas e mesmo redes sociais.
Outro ponto que é bastante importante, é que as chamadas e videochamadas merecem bastante foco, pois é necessário que esta tarifa entregue uma velocidade de internet suficiente para que estes dois pontos não sejam de todo afetados.
Não tens cobertura?
O governo propôs a criação do serviço universal de internet de banda larga, para que as famílias que residam em locais onde o serviço possa não estar disponível, tenham também elas acesso.